segunda-feira, 28 de maio de 2012

Número de defensores públicos em SP é insuficiente, diz relatório


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1096562-numero-de-defensores-publicos-em-sp-e-insuficiente-diz-relatorio.shtml

Publicidade
DA AGÊNCIA BRASIL
A quantidade de defensores atuando na Defensoria Pública do Estado de São Paulo é insuficiente para atender os presos provisórios, aponta relatório feito pela Pastoral Carcerária Nacional e pelo Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC). Atualmente, o estado tem 500 defensores públicos, que precisam prestar assistência judicial à população carente em outras áreas além da penal.
O documento informa que São Paulo é o estado com maior quantidade de presos provisórios do país. De um universo de 174 mil detentos recolhidos ao sistema prisional do estado, 57,7 mil estão privados de liberdade e ainda não foram julgados.
O estudo afirma que o acesso imediato ao defensor público assegura o acesso à Justiça, a preservação dos direitos fundamentais e a coibição da tortura contra o preso. No entanto, a atuação da Defensoria Pública paulista, segundo o documento, frequentemente esbarra em obstáculos burocráticos e práticas do sistema de Justiça Criminal.
O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas recomendou ao Brasil, na última semana, que coloque defensores públicos em todos os locais de detenção, entre outras diretrizes. A sugestão foi feita após o país passar pela segunda revisão do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU), em Genebra, na Suíça.
O relatório sobre a situação carcerária em São Paulo foi desenvolvido pelo ITTC e pela Pastoral Carcerária Nacional, para o atendimento e a defesa técnica de presos provisórios recém-incluídos no Centro de Detenção Provisória 1 de Pinheiros e na Penitenciária Feminina de Sant'Ana. A pesquisa foi conduzida no período de junho de 2010 a dezembro de 2011.
O estudo deve ser divulgado esta semana.
RECOMENDAÇÕES
Segundo o assessor jurídico da Pastoral Carcerária, José Filho, os resultados da pesquisa serão encaminhados a representantes do governo de São Paulo. "Fizemos algumas recomendações e vamos enviar, sim, ao governo".
De acordo com o defensor público estadual Patrick Cacicedo, coordenador do Núcleo de Situação Carcerária da Defensoria Pública de São Paulo, 2.000 defensores seriam o ideal para atender à demanda. "Infelizmente, a defensoria não está em todas as comarcas do estado. Nós fazemos visitas aos estabelecimentos prisionais, mas não podemos fazer isso com regularidade".
O relatório também apontou que a eficácia do atendimento à população em situação de risco social pode exigir também a atuação de assistentes sociais, psicólogos, médicos, entre outros profissionais.
A pesquisa ainda traçou o perfil dos presos provisórios no estado. Eles são jovens com idade entre 18 e 25 anos, pretos e pardos, nascidos em São Paulo, com baixa escolaridade, atuando profissionalmente no desempenho de tarefas que dispensam maior qualificação no mercado informal de trabalho.
A reportagem procurou as secretarias de Administração Penitenciária e de Segurança Pública de São Paulo, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de São Paulo e até o fechamento desta notícia não recebeu resposta.

Um comentário:

  1. esperar o que do Estado? será que a via legal é a saída? esperar ajuda pelo próprio órgão que é a base de sustentação estrutural do capitalismo é achar que mesmo que houvessem 10.000 defensores, não atinge a causa.

    ResponderExcluir