terça-feira, 3 de abril de 2012

CARTA DENUNCIA – Situação dos presos em Mirandópolis I
Carta escrita em Janeiro/2012 , recebida e transcrita pela AMPARAR em março 2012.

Caros e prezados Senhores e Senhoras Representantes desta respeitável e popular emissora de telecomunicações;
Nos, os reeducandos deste Sistema Prisional de Mirandópolis I, estamos vindo por através desta, pedir por favor, a total atenção para o que aqui nesta carta exponharmos...

Parem! Antes deixamos bem claro;

1º Não é do nosso interesse prejudicar ou denegrir a imagem do sistema e dos seus atuais condutores mas sim, expor o que nos, os presos de Mirandópolis I vivenciamos todos os dias aqui neste presidio.
2º Também somos na grande maioria, pais e esposos de pessoas as quais não devem nada a sociedade ou se quer, a este sistema falido e corrupto no qual, a Justiça nos condena a pagar-nos por nossos erros e imprudências pessoais.
3º Não é humano o que nos, os presos deste estabelecimento prisional de Mirandópolis I vivemos todos os dias neste lugar, pois somos tratados como se fossemos seres indiferenciados, porque nem os animais são tão mau-tratados como da forma que nos, os reeducandos de Mirandópolis I, somos tratados pelos os funcionários deste estabelecimento prisional.

Sendo assim, justificaremos os fatos sempre deixando be claro e transparente como cristal, que o nosso único objetivo é apenas e simplesmente conseguir com esta denuncia, os direitos que a nos cabem como por exemplo, um tratamento com o mínimo de respeito e dignidade que o ser humano possa ter, nada mais que isto, nós os presos de Mirandópolis I, objetivamos!
Como prova disto, exponharemos como exemplo, os maus tratos com nossos amados familiares, assim como também, o s descasos conosco em relação a nossas necessidades educacional e de saúde.
1º Referente aos nossos visitantes, não existe uma condição mais favorável para que os nossos familiares se protejam em dias de chuva, mesmo depois de terem andado coisa de um kilometro até que cheguem nos portões deste estabelecimento prisional, Nestor canoa I.
2º Nossos familiares ao entrarem no presidio, passam por uma revista de procedimento comum como em todas unidades porem, aqui passam dos limites muitas vezes, causando diversos tipos de constrangimentos desnecessários e até mesmo imorais e ilegais, sejam pessoas jovens, senhoras ou idosos. Isitas são vitimas de acusações inundáveis e desprovidas de qualquer garantia substancial de provas.
3º Abuzando do poder o qual não cabe aos funcionários , os mesmos não importan-se em suspender nossas visitas por um período mínimo de 15 a 30 dias , mesmo sem terem a mínima razão, tanto é que, este fato é semanalmente constante.
 Isto é o mínimo que temos para expor em reação aos maus tratos e o desrespeito para com nossos visitantes, e para falar mais sobre estas opressoras situações, com mais detalhes, é só falar com qualquer visitante desta unidade, uma vez que as mesmas são vitimas e provas de cruéis fatos. Já em relação a nós , relataremos agora um pouco dos diversos mais tratos e da negligencia para conosmo todas as vezes que necessitamos de Assistencia médica.
1º Nesta Unidade não temos mais um doutos (medico) ous equer um enfermeiro capaz para ser prestam os primeiros socorros, prova disto são os parentes dos vários presos que já não se fazem mais presentes, pois a causa morte sempre ocorre depois que o paciente é levado ára a enfermaria da unidade para ficar largado em uma pequena cela sem ar ou ventiaçao suficiente para o paciente. Sem respirar ,ficando esquecido e morrendo a mingua !

2º Da mesma forma também ocorre com os reeducandos usuários de remédios controlados, alguns por falta do medicamento, entram em estado paranoico. E chegam ao ponto de não mais voltar a realidade novamente ,outros como usuários de insulina, estes vivem pela a pura sorte.

3º Esta situação é ao lastimável que nos os reeducandos de Mirandópolis I ,com o auxilio de nossos familiares, nos juntamos e fazemos o seguinte seguimento, cada um que poder comprar ou doar os remédios os quais necessitamos, aceiramos com muita satisfação devido saber-mos que não podemos contas com os recursos da casa, porem ,mesmo assim, ainda existe o triste fato de que não receber-mos os nossos medicamentos com a alegação de que é ordem da secretaria  barras a nossa saúde, assim como nosso direitos de viver e se ressocializar!
4º Os enfermos estão vivendo a pura sorte nesta Unidade Prisional pois a morte é quase certa para a maioria dos enfermos porque  o descaso e a negligencia dos funcionários é de total indiferencia, desumanidade é o que estão fazendo!
5º Casos como dores pelo corpo, fortes dores de cabeça, diarreias, ânsia de vomito e outros tipos de sintomas ,são fatos não levados a serio por parte dos funcionários e se quer por parte da diretoria desta unidade. Piro fica se reclamar-mos os nossos direitos pois somos punidos e castigados com extrema rigidez, descabivel e covardemente sem necessidade de tao cruel violência.

Respeitáveis e honrados senhores e senhoras, isto tudo o que aqui escrevemos poderá ser avaliado e visto vivamente com os próprios olhos daqueles que lutam contra a desumanidade e o direito da ressocialização do preso, pois nem todos que aqui se encontram são pessoas de difícil recuperação. A ressocialização do reeducando depende da capacidade e da comprienção humana do próprio funcionário os quais assumiram a árdua responsabilidade de resocializar o preso.
Vejam bem ilustres senhores e senhoras, que nada disto é fictício ou mentiras , não estamos querendo luxo ou privilégios dentro do presidio, nem tão pouco expor a Diretoria deste estabelecimento Prisional, mas sim estamos denunciando aos órgãos competentes , os descasos a violência e a negligencia relativas aos maus tratos que sofremos por simplesmente querermos os nossos poucos direitos, como por exemplo saúde, estudo e trabalho dentro desta unidade prisional de Mirandópolis I.
Sinceramente dizendo, nos os reeducandos deste sistema prisional não estamos sendo reeducados mas sim estamos sim sendo humilhados, ignorados e vez ou outra, espancados covardemente e até mesmo sem a menos necessidade,”baleados”.
Estes fatos não são vazados pois funcionários e a própria diretoria abafam tais situação rapidamente, ocultando os baleados, transferindo os feridos para outras unidades desta região. Infelizmente não podemos apresentar provas sobre esses fatos, mas se for do interesse dos representantes das leis, pedimos com total respeito, que seja formado um comitê junto com os Direitos Humanos e outros órgãos justos e competentes ,apara que sejam capazes de entrarem neste estabelecimento Prisional e comprovarem a olho nu a tudo isto que aqui expomos, principalmente no que se diz ser a ala dos enfermos onde os doentes comuns dividem espaço com pessoas tuberculosas e outros tipos de doentes contaminados comendo e bebendo do mesmo prato e da mesma caneca.

OBS: Nós somos todos concientes e donos dos nossos atos e atitudes, é mais que correto pagar-mos o preço imposto pela justiça, pois somos infratores da lei, porem não é justo sermos humilhados e oprimidos como se isto fosse a maneira correta de reesocializar o condenado.

O ser humano para ser digno , no mínimo necessita ser tratado com dignidade, pois se o espancamento e a tortura resolvessem ou mudassem o jeito do infrator com certeza não existiram tantas pessoas revoltadas sobre a fase da terra.

Nada é mais importante para o homem, além de Deus e seus entes queridos. Porem, uma vez longe de Deus, o homem se perde fácil, mas longe de Deus e de seus familiares ,estes se predem dos bons caminhos , duas vezes mais fácil!
Sem mais e com grande esperança de que através desta seremos ouvidos e socorridos destas humilhações e opressões dos cabíveis , encerramos de momento esta carta, deixando bem claro que os nossos objetivos não são de destruição ou de algo igual ao que estamos vivendo nas mãos de nossos opressões, somente queremos o que nos cabe, dignidade e respeito, para conosco e nossos familiares!

Que Deus abençoe aos homens de boa fé e aos justos.

Mirandópolis SP

Respeitosamente
O mais sincero obrigado de todos os reeducandos de Mirandopolis I
Complexo Nestor Canoa

Janeiro/2012

2 comentários:

  1. Desculpem o pessimismo, mas infelizmente acho que uma manifestação dessas será solenemente ignorada.

    A maior parte da sociedade brasileira (e eu me incluo aqui) não tem a menor idéia do que é o dia-a-dia em um presídio. Nosso sistema carcerário é uma vergonha mundialmente apontada; mesmo assim, não faltam aqueles que pregam ainda mais desumanidade e violência contra os presos. Essas atitudes e idéias constituem apenas uma vingança irracional, generalizante e indiscriminada, quando o racional (e digno) seria investir na reeducação e ressocialização dos detentos.

    Não deve ser novidade para a Associação que mantém este blog aquele argumento tosco de "Direitos Humanos para humanos direitos". Para esses idiotas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos não é "universal", vale apenas para quem eles pensam que merecem.

    (E, ironicamente, muitos desses que pregam desumanidade se declaram cristãos !)

    Talvez algum dia o Brasil trate com o mínimo de dignidade seus presos. Tomara que este dia não demore muito. No caso específico de Mirandópolis, tomara que seus gestores tenham um mínimo de bom senso.

    Boa sorte aos presidiários e a seus amigos e parentes.

    ResponderExcluir
  2. Nem sei o que dizer!Já passei tanto por isso,já vi tanto essas situações,esse mundo...me entristece demais!

    ResponderExcluir